Muito além de simular a transição da Reforma Tributária: nosso simulador importa seus arquivos XMLs, realiza o cálculo do markup na versão manual e apoia suas decisões de precificação com base em dados reais de custos, lucro e tributos.
Com apenas um arquivo XML, você economiza tempo realizando simulações precisas e detalhadas, além de poder exportar os resultados para o Excel. E o melhor, tudo isso está atualizado conforme a LC n° 214/2025.
A EcoTransição permite incluir os novos tributos (IBS e CBS) no cálculo de preços, ajudando a visualizar o preço de custo e o preço de venda para se manter competitivo.
Além de importar arquivos XML de NF-e, NFC-e, CT-e, CT-e-OS e NFS-e (modelos Nacional e Abrasf), a solução permite a simulação manual de operações com bens e serviços, incluindo importação e exportação.



Simulação rápida e intuitiva, permitindo decisões seguras e estratégicas.
Você, profissional da área tributária e fiscal, chegou o momento de acelerar seus resultados!
Com a EcoTransição, você tem agilidade, produtividade e segurança para enfrentar a Reforma Tributária com estratégia e confiança.
Teste agora e veja a diferença nos seus resultados!
É um processo que tem como objetivo mudar a forma de cobrança dos tributos com intuito de melhorar a administração tributária. A Reforma Tributária no Brasil vem sendo discutida há 40 anos e, em 20.12.2023, foi promulgada a Emenda Constitucional nº 132/2023, que altera o Sistema Tributário Nacional (STN).
O Sistema Tributário Nacional foi instituído através da Lei n° 5.172/66, conhecida como Código Tributário Nacional (CTN), contendo leis complementares, resoluções, com limites de competências em leis federais, estaduais e municipais.
Antes de adentrarmos o assunto propriamente dito, precisamos entender o que é tributo.
De acordo com o artigo 3º do CTN, tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cuja valor nela se possa exprimir, a qual não se constitua sanção ou ato ilícito, sendo instituída através de lei e cobrada por atividade administrativa plenamente vinculada.
No Sistema Tributário Nacional vigente, há diversos tributos, que são divididos em impostos federais, estaduais e municipais, como, por exemplo, PIS, COFINS, IPI, ICMS, ISS e demais taxas municipais.
Com a aprovação do novo Sistema Tributário Nacional, o objetivo é simplificar cinco tributos, sendo eles PIS, COFINS, ICMS e ISSQN, por um IVA DUAL.
O IVA significa Imposto sobre Valor Agregado, já instituído por outros países, e tem por objetivo unificar tributos, visando simplificar a forma de arrecadação tributária no Brasil, com maior transparência.
No dia 16/01/2025, houve a publicação do LC n.º 214/2025, que instituiu o Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social Sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), bem como outras providências.
Os tributos que sofrerão impacto com a Reforma Tributária e que serão apresentados no Simulador são o PIS, a COFINS e o IPI de competência da União, o ICMS de competência Estadual e o ISSQN de competência Municipal.
Além dos tributos mencionados, o Simulador também exibirá os novos tributos, a CBS, o IBS e o IS, quando houver.
O IPI não deixará de existir, mas será reduzido a zero. Entretanto, para manter os incentivos na Zona Franca de Manaus, preservar os investimentos e assegurar a competitividade da região, o imposto continuará a incidir sobre produtos que concorram com os fabricados nessa área.
O simulador é uma solução avançada que ajuda empresas a entenderem e se adaptarem à Reforma Tributária em andamento, oferecendo projeções detalhadas sobre o impacto em suas operações.
Ele economiza tempo, reduz erros e oferece resultados confiáveis para embasar decisões estratégicas. Com a nova versão manual e o cálculo de markup, você acompanha o impacto da transição tributária de forma prática, visual e segura entendendo a carga tributária real e ajustando seus preços com inteligência para se manter sempre à frente das mudanças.
O Simulador permitirá ao usuário fazer o upload da NF-e e NFC-e, modelos 55 e 65, NFS-e padrão Nacional e Abrasf, bem como CT-e e CT-e OS, modelo 57 e 67.
Não, o simulador foi projetado para ser intuitivo e fácil de usar, permitindo que qualquer pessoa em sua equipe possa operar a ferramenta sem dificuldades técnicas.
O simulador considera tanto os tributos atuais, como ICMS, ISS, IPI, II, PIS e COFINS, quanto os novos tributos introduzidos pela reforma, como IBS, CBS e IS.
No simulador, o usuário terá a opção de visualizar os resultados por produto ou pela carga tributária total do documento fiscal.
Sim, o simulador permite a visualização dos resultados através de gráficos dinâmicos, valores ou percentuais, facilitando o entendimento das mudanças em sua carga tributária.
Ao fornecer uma análise detalhada de como a reforma afetará sua carga tributária, o simulador permite que você planeje estratégias para otimizar a gestão tributária, e potencialmente, a redução de custos.
Sim, o usuário poderá utilizar o EcoTransição para simular os impactos que a Reforma Tributária ocasionará nas operações de importação.
No entanto, cabe destacar que o Imposto de Importação não sofreu alterações com a Reforma Tributária.
Nossa equipe está sempre atualizada com as mudanças nas legislações, garantindo que o simulador reflita as regras mais recentes.
Além da precisão e facilidade de uso, o EcoTransição é apoiado por especialistas em tributação da ECONET, garantindo que você tenha um suporte confiável e seguro.
Atenção: as operadoras estão bloqueando ligações e mensagens de números não salvos como SPAM.
Para continuar recebendo novidades e comunicações da Econet, adicione o nosso número oficial no seu aparelho celular: (41) 3016-8006